@BaalInvoker - eviltoast

Responsabilidade

  • 75 Posts
  • 363 Comments
Joined 1 year ago
cake
Cake day: June 24th, 2023

help-circle






  • Eu concordo com todas as sugestões postas por você, só tenho uma certa restrição sobre questão de ser vinculados a partidos politicos. Eu acho que toda midia, principalmente as que se dizem isentas, tem uma pauta/agenda politica. Eu acho que essa regra acabaria por punir quem defende um lado de maneira clara e beneficiar quem defende as pautas do censo comum com uma aura de jornalismo isento, sabe?

    Sobre essa questão, fiz a alteração na regra, apesar de não ter modificado aqui no post (mas mudei na barra lateral), seguindo a sugestão do @stochastic_parrot@sh.itjust.works, na qual ele sugeriu de utilizarmos a lista de Fontes Não Confiáveis do Wikipedia. Só que para não ficar bagunçado, criei uma postagem com os jornais citados nessa lista. Dessa forma conseguimos ter controle dessa lista, podendo adicionar outros jornais que porventura possam ser recorrentes na divulgação de desinformação e fake news.

    A ideia com essa lista é facilitar a moderação, tendo regras bem definidas quanto a jornais que conhecidamente espalham desinformação e fake news






  • Why are you using that?

        location ~ /\.ht {
            deny all;
        }
    

    You’re denying the access to your root, which is the public/ folder and has the file .htaccess that has

    <IfModule mod_rewrite.c>
        <IfModule mod_negotiation.c>
            Options -MultiViews -Indexes
        </IfModule>
    
        RewriteEngine On
    
        # Handle Authorization Header
        RewriteCond %{HTTP:Authorization} .
        RewriteRule .* - [E=HTTP_AUTHORIZATION:%{HTTP:Authorization}]
    
        # Redirect Trailing Slashes If Not A Folder...
        RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
        RewriteCond %{REQUEST_URI} (.+)/$
        RewriteRule ^ %1 [L,R=301]
    
        # Send Requests To Front Controller...
        RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
        RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
        RewriteRule ^ index.php [L]
    </IfModule>
    

    This file handles the income requests and send to the front controller.



  • Minha opinião sobre isso é que é muito trabalhoso para postar notícias desta forma, o que pode acabar desencorajando as pessoas a postarem devido ao trabalho. Aliado a isso tem a facilidade que a maioria dos navegadores de internet tem integrado que é a tradução de páginas automaticamente. O Chromium (e todos os navegadores baseados nele) já tem essa funcionalidade há mt tempo e agora o Firefox também tem essa função nativamente.



  • Sabe, andei refletindo sobre isso e será que realmente vale a pena limitar a divulgação de notícias em inglês ou mundiais?

    Digo, nem todo conteúdo que há em inglês, há em português. De forma semelhante, como Abobla comentou, nem toda notícia mundial é irrelevante ao Brasil.

    Essa postagem (que a propósito fui eu quem postei) é muitíssimo relevante, pois tratasse novamente de uma doença com potencial pandêmico e está sendo pouquíssimo ou nada falado aqui no Brasil. Restrigir esse tipo de publicação não traria vantagem nenhum, ao passo que pode inclusive gerar prejuízos.


  • Acho que essa é a melhor alternativa. O problema que vi que nessa página é meio misturado os conteúdos, não é só sobre notícias…

    Eu até pesquisei alguma lista de sites de notícias não confiáveis, mas não encontrei conteúdo legítimo em português.

    Ideal seria se o site https://mediabiasfactcheck.com/ avaliasse conteúdos em português também, pois essa ferramenta já é integrada no Tesseract, mas não é o que acontece 🫤

    Uma alternativa que me vem em mente, para personalizarmos mais para nossa instância, seria talvez pegar dessa lista de fontes do Wikipédia somente os jornais, criar uma publicação aqui na comunidade com esses itens e, conforme outras fontes forem recorrentemente tendo posts deletados por desinformação/fake news, a gente adiciona na lista essa fonte

    Será que funciona assim?


  • Será que a regra 5 já não proteja contra este tipo de fonte de informação?

    Acho que parcialmente… Algumas publicações dessas fontes usam certas construções de frase e estratégias com o propósito de causar reações emocionais intensas no leitor, criando um cenário de “eles contra nós”. Isso não se enquadra em desinformação, mas é um problema quando se trata de criar uma comunidade saudável.

    Mas podemos remover essa regra 6 sim, se for contrário ao desejo da comunidade.



  • Entendo a confusão. Sei que viver em sociedade é viver política, assim como todos os jornais tem posicionamento político. O problema começa a acontecer quando o jornal começa a distorcer ou omitir fatos em prol de um partido ou bandeira política, tal como é sabido que o Brasil 247 (esquerda) e Brasil Paralelo (extrema-direita) fazem.

    Isso é um problema porque as matérias tem baixa qualidade, pouco ou nenhuma revisão de pares e com certa frequência incluem desinformação. O mesmo também pode ser dito do editorial da Folha, com o agravante de ser uma opinião pessoal do jornalista.

    A proposta desta regra é impedir a disseminação de conteúdo político-partidário fantasiado de notícia que pode gerar desinformação e reações extremistas.



  • Acredito que alguns títulos podem ser alterados para passar a ideia principal da notícia logo de cara, essa pode ser uma forma de evitar títulos sensacionalistas. Vamos supor que uma notícia possui o título “Discord diminui o tamanho de arquivos suportados em contas gratuitas”, eu posso alterar o título para dizer “Discord diminui o tamanho de arquivos suportados em contas gratuitas de 25MB para 10MB”, dessa forma a pessoa já possui mais clareza sobre a notícia e já clica no link sabendo da ideia principal, evitando uma possível frustração de descobrir que o link era apenas sensacionalista.

    Entendo o seu ponto e gostaria de ver o posicionamento de outras pessoas quanto a isso.

    Pessoalmente acho que cada uma das abordagens tem seus prós e seus contras, então acho que uma discussão sobre isso é importante

    O que categoriza uma notícia recente? Postada a no máximo 1 semana? 15 dias? É necessário colocar um número exato para todos poderem compreender.

    Minha intenção foi deixar mais subjetivo mesmo, porque é muito difícil precisar o que é uma notícia recente e o que não é. A minha ideia é que não seja postada notícias em que já houve fechamento como se fosse atual. Por exemplo, não devemos publicar a notícia que a atriz Maidê Mahl está desaparecida, pois ela já foi encontrada e está internada em estado grave na UTI. A primeira notícia já está defasada, enquanto a segunda ainda está atual.

    Acho muito difícil delimitar um período do que é reportagem recente e do que não é. Se você tiver alguma sugestão, gostaria de saber


  • Acho que isso é uma discussão que deve ser levada a nível de instância, pois não há como reforçar isso a nível de comunidade. Acho que o @ademir@lemmy.eco.br deve conduzir essa discussão

    Mas sinceramente, em minha opinião, não vejo problemas que usuários reais, postando conteúdos legítimos, postem com frequência. Não acho que devemos punir nenhum usuário por ser ativo. Muito pelo contrário, acho que devemos reforçar e orientar caso necessário

    Gostaria de ouvir mais pessoas, entretanto