A sutileza com que a imprensa manipula a informação fazendo malabarismo com as palavras para favorecer um grupo e demonizar outro não está no gibi, já tentaram imaginar como uma pessoa não esclarecida, despolitizada ou desavisada pensaria ao bater os olhos em uma chamada dessas(imagem) !?.
É no mínimo curiosa essa conduta dictômica da grande mídia: com o Presidente Lula Mohammed bin Salman é rotulado como o ditador árabe e com Jair Bolsonaro Bin Salman é chamado apenas de Príncipe Saudita.
O nível de desinformação disseminado por parte dos grandes veículos de comunicação é tão grande que hoje você precisaria interpretar e ter um certo nível de conhecimento prévio para ler os “tablóides” da grande mídia.
No dia 24 de novembro a CNN Brasil publicou a seguinte chamada: Hamas liberta 24 REFÉNS após trégua; Israel solta 39 PALESTINOS. Israel não faz reféns por isso soltou palestinos entendem o nível da imprensa?
Faz parte do método da extrema direita a DEMONIZAÇÃO & A DESUMANIZAÇÃO de certos indivíduos ou grupos sociais como fizeram com a esquerda, tentaram fazer com o Partido dos Trabalhadores-PT o maior partido político da América Latina.
Quando se demoniza ou se desumaniza uma pessoa, um grupo ou um povo como os palestinos por exemplo fica mais fácil atacá-los, com o inconsciente bombardeado com essas “informações” os palestinos, os LGBTs não são mais vistos como humanos e sim demônios toda forma de ataque contra esses grupos serão praticados sem nenhum sentimento de culpa ou remorso e serão justificáveis e aceitáveis.
Mas quando é conveniente a mídia apela para a humanização de alguns até então anônimos e quando isso acontece o ritual é simples e identificável fazem matéria de algum desconhecido apresentando seus projetos, seus sonhos e o convívio entre amigos e familiares entrevistam a família e tentam arrancar a comoção do público.
Para exemplificar podemos pegar o “patriota” da papuda que era apenas mais um preso por consequência dos atos de 8 de janeiro e rapidamente ganhou nome e camisetas com sua foto.