Assine aqui, FALTAM POUCOS DIAS (só até 28 de janeiro de 2026)!
PEC (Projeto de Emenda Constitucional) da cooficialização das línguas indígenas.
Oficialização das línguas indígenas a nível nacional ao lado da língua portuguesa, língua oficial. Essa PEC pretende reconhecer como línguas oficiais as línguas faladas pelos povos indígenas do Brasil a nível constitucional a fim de salvaguardar os direitos dos povos indígenas. Com a oficialização das línguas indígenas a nível constitucional, os povos indígenas poderão terã direito a documentos traduzidos para sua língua materna, bem como a tradução das leis e da própria Constituição Federal para suas línguas maternas e a prestação de serviços essenciais nas línguas indígenas.



Têm 200 línguas indígenas neste país isso é impraticável é pura fantasia
Oficialização de uma ou diversas linguas significa que o Estado reconhece e produz documentos naquela lingua, ou seja, essas comunidades vão poder usufruir dos frutos do Estado em suas linguas, que seus documentos, etc, poderão ser aceitos em todo o país, isso garante o direito dessas pessoas. Tipo uma pessoa com uma carteirinha do SUS produzida localmente por funcionários públicos locais ou uma CNH.
Não significa que você vai ter que aprender uma lingua indígena na escola ou ter que fazer seu ENEM nessas linguas.
Completamente praticável, na realidade.
Primeiro você deve ter se sentindo muito inteligente escrevendo isso KKKkkk segundo o estado não da frutos ele da apenas dispensa e na minha opinião o cidadão médio não desfruta dos impostos pagos ao estado terceiro a população beneficiada seria muito pouco para o esforço tempo e principalmente dinheiro dos contribuinte brasileiros quarto ainda são 200 línguas não é como se fosse apenas uma com um número de faltantes significativos quem vai decidir e com quais critérios qual vai ser torna uma língua oficial quais delas já tem um sistema de escrita com suas características próprias e vocabulários Cabo Verde que é um país minúsculo e com uma população peguena só tem ó português como língua oficial é muito maís benéfico pra população indígena gastar recursos para que eles sejam 100% alfabetizado na língua que 99% da população brasileira fala dando a eles condições de defender os próprios interesses dito isso não sou contra esforço pra catalogar é desenvolver esforços e incentivos a preservação destas línguas maís não é isso que ó projeto se proponhe
Essa foi uma atitude muito infantil, quando se discorda de alguém, o esperado é responder a argumentação, atacar a pessoa não acrescenta nada para a discussão.
Aqui nessa instância nós somos acostumados a tratar os outros usuários com respeito, dá uma volta nas comunidades, você vai ver que o pessoal é de boas.
Primeiramente que não, pq eu me sentiria inteligente por falar algo de no mínimo senso comum?
O custo nem é tão alto na real, a Caixa tem uma agência barco para as comunidades ribeirinhas e indígenas da região da amazônia e simplesmente o custo de operação é barato, comparado ao impacto social que isso gera. A prestação desses serviços claramente seriam locais e com ajuda de órgãos especializados, como a FUNAI, e universidades públicas, sendo que esses serviços já são prestados, só oficializando o uso da linguagem das populações indígenas.
Não é alfabetização, como eu disse anteriormente:
É apenas um gesto simbólico.
Você tá falando como se o português fosse ser descartado e os indígenas não tivessem contato nenhum com o português, os caras usam celular, agora não pode ter um CPFzinho escrito nas linguas indígenas? Uma constituição nas linguas indígenas?
O custo dessas coisas é barato, é um gesto simbólico, é uma coisa legal para a população, todo mundo no fim vai falar português, é só uma oficialização…
Não tô entendendo se vc tá trollando ou se vc só não sabe como a banda toca no mundo real. Sinceramente, não vou gastar meu tempo discutindo sobre teoria "an"cap.
Se até a motorola traduziu o Android pra Kaingang dos indígenas do sudeste e sul, e Nheengatu dos indígenas do Norte, pq o próprio estado Brasileiro não poderia?